Crase

Curso completo com R$ 200,00 de desconto e acesso por dois anos.

Entendendo o Uso da Crase na Língua Portuguesa

Para compreender o uso correto da crase, é essencial saber que é necessário ter dois olhares: um direcionado para a preposição e outro para o artigo. A crase ocorre quando há a fusão da preposição “a” com o artigo definido feminino “a” ou com os pronomes demonstrativos “a”, “as”, “aquele”, “aquela” e “aquilo”.

Situações em que a Crase é Proibida

Existem alguns casos específicos em que o uso da crase é proibido. Vejamos quais são:

  1. Antes de palavras masculinas: Não se usa crase antes de palavras masculinas. Exemplo: “Vou a pé.”

  2. Antes de verbos: Verbos não admitem o uso da crase. Exemplo: “Comecei a estudar.”

  3. Antes de pronomes em geral: Não se usa crase antes de pronomes pessoais, de tratamento, indefinidos e demonstrativos. Exemplo: “Entreguei o presente a ela.”

  4. Antes de artigos indefinidos: Artigos como “um”, “uma” não admitem crase. Exemplo: “Referi-me a uma situação complicada.”

  5. Entre palavras repetidas: Não se usa crase entre palavras repetidas. Exemplo: “Cara a cara.”

  6. Em expressões com a palavra “casa” sem especificação: Quando a palavra “casa” não está especificada, não há crase. Exemplo: “Voltei a casa.”

  7. Em expressões com a palavra “terra” quando se refere a chão firme: Não se usa crase quando “terra” se refere a chão firme, mas se houver especificação, usa-se a crase. Exemplo: “Os marinheiros voltaram a terra” (chão firme) x “Chegamos à terra dos sonhos” (especificação).

Conclusão

Para finalizar, lembre-se que a crase é proibida quando não há preposição ou quando não há artigo. Esses são os princípios fundamentais para o uso correto da crase na língua portuguesa

Passaporte da Aprovação
Português na Teoria e na Prática

Minha intenção é simplesmente mostrar que existe uma ciência maior que abraça carinhosamente a Gramática: a lógica. Entender a lógica faz com que tudo o que for estudado em língua Portuguesa faça sentido. Este certamente é o primeiro passo para se chegar ao gabarito

Marca01

© 2024 - Prof. Fabrício Dutra - Crase para concursos -Todos os Direitos Reservados

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá!
Podemos ajudá-lo?